29 março 2010

Dia Mundial da água

A água é um bem essencial para os seres vivos. Pode encontra-se em três estados: líquido, sólido e gasoso. Nós, os humanos não devemos desperdiçar a água porque ela é importantissima.
Pedro
A água é muito importante para nós porque se não tivessemos água não estariamos vivos. Não tem sabor, é incolor, não tem cheito e é líquida, mas às vezes pode aparecer sólida ou gasosa.
Diogo Fontes
A água pode encontra-se nos rios, lagos, mares ou oceanos. Todos os seres vivos precisam de água mas várias pessoas gastam muita água que poderá fazer falta.
Susana Oliveira
A água que nós bebemos é potável, não tem cheiro, não tem cor nem sabor. A água é muito importante na nossa alimentação por isso aparece no centro da roda dos alimentos.
Edgar
A água é um líquido muito importante para todos os seres vivos que existem na natureza. Podemos encontra-la nos lagos e nos rios antes de chegar às nossas casas. Para isso acontecer, a água tem de ser limpa e tratada. Não podemos desperdiçar a água se não ficamos com um mundo vazio, sem animais, plantas e humanos. A água faz parte do nosso corpo e da nossa alimentação.
Erica
A água é muito importante, não a podemos desperdiçar. Apresenta-se em três estados diferentes: gasoso, sólido e líquido e faz muita falta aos seres vivos. O nosso corpo tem cerca de 70% desse líquido. A água é incolor, sem cheiro e sem sabor.
Daniel
Turma do 3º Ano A

Leia Mais?

Mensagem secreta











Leia Mais?

Pão com chouriço

Farinha, água, fermento de padeiro, uma pitada de sal e uma rodela de chouriço e... delicioso!

Leia Mais?

Cristais

Nem todos os cristais brilham...

Leia Mais?

22 março 2010

Liquidos com diferente densidade




Leia Mais?

Horta Pedagógica

A horta na nossa escolinha
Participação da turma do 3º ano A
No dia 17 de Março de 2010 pelas 11 horas, os alunos do 4º ano A e B foram preparar a horta.
Em primeiro lugar, sachámos a terra, depois plantámos courgette, couve, tomate, espinafres, alface e o feijão que semeamos anteriormente na sala, em pequenos frascos de vidro com terra e algodão. À medida que íamos plantando, outros colegas iam regando.
Por fim, semeámos feijões e macieiras.
Agora, para mantermos a nossa horta viva, devemos regá-los diariamente ou dia sim dia não, dependendo do tempo que fizer. Também temos de tirar as ervas daninhas.
Esta actividade foi divertida e diferente do que é usual fazermos.
Para prepararmos esta ida à horta fizemos uma pesquisa sobre o tomate:
Semear as sementes de tomate no local definitivo entre Abril e Maio ou em estufa entre Janeiro e Março; temperatura óptima do solo ou do substrato para a germinação situa-se entre os 18-30ºC.
Estão crescidos quando tiverem 12-15 cm e com 4 folhas.
O tomate é exigente à luz.
É sensível à geada.
Não tolera encharcamento do solo.


Alunos da EB1 / JI Quinta das Chãs - 4º ano A e B

Leia Mais?

08 março 2010

Fazer pipocas


O grão de milho de pipoca é mais arredondado e a sua camada exterior é mais espessa e resistente do que o grão de milho vulgar.
Embora os grãos de milho de pipoca pareçam secos, cada grão contém uma pequena quantidade de água. Quando o milho é aquecido, a água transforma-se em vapor. Quando a pressão do vapor é suficiente, a camada exterior do grão rebenta para permitir que o vapor saia. O amido, branco, incha à medida que as moléculas de água escapam e atravessam a camada exterior do grão.

Leia Mais?

03 março 2010

Construção dos relvinhas

Para esta actividade utilizamos meias de vidro, serrim, sementes de relva e fios para apertar os nossos novos amigos. Agora precisam de beber água e apanhar sol. Vamos tratar bem deles!

Leia Mais?

Rebentos rápidos


Enchemos dois frascos com guardanapos de papel, onde colocamos sementes de feijão e grão de bico e ensopamos com água. Depois colocamos ambos os frascos num local escuro.

Leia Mais?

Características das penas das aves


As aves têm o corpo protegido por penas que estão fixas na zona profunda da pele. As penas constituem uma boa protecção contra as variações da temperatura, ajudando a manter a temperatura do corpo - são bons isoladores térmicos. Nas aves voadoras, as penas facilitam o voo, porque resistem à passagem do ar. Nas aves aquáticas, as penas evitam a passagem da água, pois estão cobertas por uma substância gordurosa - são impermeáveis.

Leia Mais?